Dicas para ser um corredor melhor a cada dia

ATP Multiesportes

Faça avaliação médica regularmente;
Tenha acompanhamento de um profissional de Ed. Física registrado no CREF;
Tenha acompanhamento nutricional;
Faça treinamento de forma regular (musculação);
Exercícios aeróbicos complementares (natação, pedalar, transport, etc...) são aliados poderosos na melhoria do seu condicionamento cardiovascular;
Corra com o tênis correto e use um cronômetro/frequencimentro para monitorar a intensidade dos seus treinos;
O principal benefício da corrida é fruto da continuidade do treinamento. Corra regularmente durante todo o ano e verá a diferença;
Respeite seu corpo e descanse ou diminua sempre que precisar. Escute seu treinador!!!


Qual a vantagem de ter um treinador?

O acompanhamento de seus treinos por um profissional de Ed. Física especializado na área traz inúmeros benefícios para o corredor em geral, desde o nível mais iniciante, até o mais avançado. Além da motivação inerente devido ao acompanhamento técnico contínuo de seus treinos e progressos, você terá a oportunidade de conhecer e treinar com um grupo de alunos que muitas vezes farão toda a diferença em tornar o treino mais prazeroso e rápido.

 

Além do aspecto motivacional, é bem documentado na literatura que a programação de treinamento físico através de ciclos (periodização) é a melhor forma de você alcançar progressos de forma contínua e, principalmente, evitando de forma substancial o aparecimento de lesões incapacitantes como fraturas por estresse, tendinites, estiramentos e outras.

O treinador irá estabelecer metas a serem alcançadas semana a semana, mês a mês e por fim, um objetivo maior que pode ser alcançado no semestre, no ano ou mais a frente ainda. Esta interação entre aluno/professor é extremamente positiva para o desenvolvimento dos treinos tornando os mesmos divertidos e desafiantes na medida certa, evitando a sensação de frustração e insucesso quando não se alcança um objetivo tanto desejado.

 

Fonte: ATC-RJ